VÍRUS - Detran faz alerta sobre falso e-mail

Bruno Perez/Detran

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informa que o e-mail “Relatório de Multas do Detran”, que vem sendo enviado aleatoriamente, é falso. Caso o arquivo seja aberto, o internauta estará sujeito a danificar seu computador.

No corpo do texto enviado no falso e-mail é informada a pontuação inserida na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e possíveis penalidades caso a pessoa acumule pontuação superior a 20 em um período de 12 meses.

O coordenador da Divisão de Tecnologia do Detran, Leonardo Bruno, disse que a Autarquia não manda e-mail informando sobre infrações ou possíveis pontuações. Ele ressalta que outras vezes este arquivo já foi enviado para e-mails de todo o país e que os órgãos competentes também desmentiram a veracidade. “O Detran responde apenas as solicitações através da Ouvidoria. Nestes casos a Ouvidora Geral identifica o problema, e posteriormente envia a solução”, falou.

A usuária H.M. informou que esta é a segunda vez em que ela se depara com o arquivo. Preocupada, disse que resolveu informar o Detran Roraima para evitar problemas. “Quando fiz o comunicado fui informada que outras pessoas também já haviam recebido o e-mail. Pelo menos ninguém teve problema relacionado a isso”, disse.

O diretor-presidente, Jorge Everton, disse que algumas pessoas fizeram contato com o Detran para saber se o arquivo era válido ou não. Ele destaca que taxas e informações de veículos, por exemplo, podem ser obtidas através do site [www.detran.rr.gov.br]. “O usuário encontra toda facilidade através da nossa página. Mas é preciso ficar atento a e-mails maldosos que circulam na internet”, contou.

 

Informações adicionais