Artigos

Agendamento de vistoria pela internet agiliza atendimento no Detran

Bruno Perez/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) constatou uma melhora importante na resolutividade das demandas através do Setor de Atendimento. Isso acontece após mudança no modo de agendamento de vistoria, que desde o início do mês, passou a ser feito exclusivamente pela internet.

Para realizar o agendamento basta acessar o site www.detran.rr.gov.br e no canto superior direito, clicar em Agendamento de Vistoria. Após isso, basta seguir os passos, preenchendo os campos com nome, placa do veículo, número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e chassi.

O Coordenador do Renavan, Vital Leite, disse que nos primeiros dias os usuários estranharam e até reclamaram muito. Mas segundo ele, com o agendamento sendo feito pelo site, a pessoa nem precisa vir ao Detran. “Para fazer a marcação a pessoa pode acessar o sistema de casa ou em uma lan house, por exemplo. Em cerca de três minutos ela marca o dia e a hora da vistoria”, disse.

O diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, lembrou que outros órgãos já adotaram este sistema há muito tempo. Ele cita a Polícia Federal, Receita Federal e outras autarquias, inclusive de trânsito, em outros estados. “Com a mudança, conseguimos desafogar o atendimento e tornar os processos que necessitam ser feitos no Detran, mais rápidos. Esta é a tendência, e todos nós temos que nos acostumar com a evolução”, destacou.

O servidor público Roney Lima precisou fazer uma transferência de propriedade e em pouco mais de 15 minutos conseguiu finalizar o processo. Ele disse que até se surpreendeu com a agilidade e facilidade encontrada. “Estava adiando minha vinha por temer longas filas. Não foi isso que encontrei, pelo contrário, me deparei com apenas cinco pessoas na minha frente”, falou.