Escrito por , Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2019    A-    A+   


Detran Roraima lança calendário de IPVA para o ano 2019


O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) divulgou o calendário de pagamento do Licenciamento Anual e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o Exercício 2019. Haverá mudanças em relação ao calendário anterior, antes o pagamento do licenciamento ocorria até o primeiro semestre, agora o novo modelo traz um tabela com vencimentos até outubro para licenciamento e até dezembro para a terceira parcela do IPVA.

Para o diretor-presidente do Detran, Igo Brasil, essa nova tabela vem para beneficiar a população.

“Quando fomos debater sobre a tabela do IPVA 2019, nosso principal objetivo era pensar na população, pensando justamente no planejamento orçamentário de cada família. A população já estava acostumada com a tabela de acordo com o final da placa do veículo e com a mudança dessa tabela nos últimos anos, foi verificado que a inadimplência junto ao Detran aumentou. Nossa objetivo e trazer de volta tranquilidade para cada proprietário que possua um veículo e que o mesmo possa se adequar as taxas do veículo de acordo com seu orçamento ao longo de 2019”, disse Igo Brasil.

O presidente do Detran, Igo Brasil, lembra que o pagamento do IPVA poderá ser feito em cota única ou em 03 (três) parcelas mensais iguais de acordo com os vencimentos indicados na tabela. Ainda de acordo com o presidente, quem optar pela cota única deve se atentar ao mês de referência do final de placa de seu veículo, conforme tabela divulgada no site Detran.

Para aqueles que estão com algum tipo de inadimplência ou está com documento do veículo em atraso, o proprietário deverá procurar o Detran ou a Sefaz e ver as formas quitação das taxas veiculares.

“Nos últimos meses pudemos verificar que o Estado passou por uma crise econômica e isso fez com que a inadimplência aumentasse. Mas após o pagamento dos salários feito antes do natal, já começamos a sentir uma melhora nessa preocupação da população em regularizar o seu veículo. O IPVA em atraso ele pode ser parcelado junto a SEFAZ. Já o licenciamento e seguro DPVAT, esses não podem ser parcelados”, concluiu Brasil.

O Imposto sobre a Propriedade de Vocês Automotor - IPVA, leva em consideração o valor descrito na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), conforme explica o Antônio José Albuquerque, chefe da Divisão de Arrecadação da SEFAZ.

“O cálculo do IPVA é com base na tabela FIPE. Esta tabela tem uma regra de negócio específica, com percentual de depreciação e de análise de forma científica. A SEFAZ, assim como a maioria dos órgãos fazendários no país, contrata a FIPE anualmente cuja base de cálculo é estipulada pelo último outubro de cada ano, com o revisional dos últimos 12 meses. Desta forma, nós conseguimos elaborar a tabela com os valores de cada veículo com maior proximidade do seu valor venal. A tabela do IPVA 2019, conforme a tabela FIPE, está disponível no Diário Oficial do Estado, datado em 28 de dezembro de 2018”, disse Antônio Albuquerque.

O proprietário que desejar saber da situação do seu veículo deve acessar o site do Detran www.detran.rr.gov.br, ou se preferir, dirigir-se até o departamento e solicitar o Licenciamento Anual do veículo junto ao setor de atendimento.

 CALENDÁRIO DE VENCIMENTO DO IPVA E LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS PARA O EXERCÍCIO DE 2019.