82º Encontro Nacional dos Detrans (END) reuniu dirigentes e representantes de todos os Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil para debater soluções inovadoras voltadas à mobilidade sustentável e à segurança viária. Promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND) em parceria com o Detran-AM, o evento aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, em Manaus, e se encerrou na quinta-feira (13).
Com o tema “Sustentabilidade no Trânsito”, o encontro trouxe discussões sobre reciclagem veicular, mobilidade sustentável, redução do impacto ambiental do trânsito e modernização dos serviços dos Detrans. O presidente da AND, Givaldo Vieira, ressaltou a importância da escolha de Manaus como sede do evento:
“Escolhemos Manaus porque aqui está a Amazônia, onde nós teremos, neste ano, a COP30. E o nosso encontro debate a sustentabilidade, reciclagem veicular, como avançar no Brasil, gerar menos resíduos, mobilidade sustentável, proteção da vida no trânsito, incremento de tecnologia para deixar de gerar papel nos processos dos Detrans e uma série de assuntos que, ao final, vão entregar aos Detrans novas ideias, para que a gente possa chegar à população entregando melhores serviços com apoio aqui do Detran-AM e do governo do Amazonas”, afirmou.
O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou a relevância do evento para a troca de conhecimentos entre os órgãos de trânsito:
“Estamos muito felizes em receber o 82º Encontro Nacional dos Detrans. Depois de muitos anos, os Detrans estão aqui no Amazonas para debatermos assuntos sobre veículos, habilitações, sobre fiscalização, educação para o trânsito e um trânsito mais sustentável. Então, há uma felicidade no nosso coração em proporcionar essa discussão aqui na nossa cidade e aqui no nosso Estado”, disse.
Em sua última edição em Salvador, o END teve foco no Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave), que traz uma maior formalização para o mercado de revenda de veículos seminovos. O sistema promete trazer mais segurança e transparência, favorecendo o cidadão comprador de veículos, o empresário, que terá uma transação mais segura, e o mercado financeiro, que, consequentemente, reduzirá os juros.
O tema foi discutido em profundidade no 81° END, realizado em Salvador nos dias 9 e 10/12, no Hotel Fiesta, com recorde de público. Na ocasião, o Diretor-Geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destacou a importância do encontro em entrevista ao portal BA de Valor:
“A ideia é compartilhar as boas práticas e poder absorver, porque o ambiente de trânsito não tem concorrência, é colaborativo, então todos os Detrans se ajudam.”
Com a finalização do 82º END, os aprendizados e propostas discutidas em Manaus agora serão levados para os estados, com o objetivo de transformar a mobilidade urbana e garantir um trânsito mais eficiente e seguro para todos.
Texto: site BAdevalor