Os alunos do projeto Cidadão do Futuro, encerraram nesta quinta-feira (20), as atividades de 2018. Criado por meio da Lei 402, de 8 de outubro de 2003, é uma parceria entre o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).
A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório da Setrabes, com apresentações culturais como teatro, coral de libras e músicas, além da entrega de certificado aos alunos de 2018.
Durante a cerimônia de encerramento, o diretor presidente do Detran-RR, Igo Brasil, afirmou que a educação é a base da mudança de comportamento na sociedade.
“Trabalhar a Educação para o Trânsito é fundamental para a gente conseguir mudar essa realidade de violência no trânsito. O projeto Cidadão do Futuro é bem interessante porque abrange crianças e adolescentes que serão os futuros condutores. Temos que valorizar e ampliar esse projeto no Estado”, disse Brasil.
A secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Simone Denarium, já adiantou que vai estudar a possibilidade da ampliação do projeto desenvolvido por meio da parceria entre Setrabes e Detran-RR.
“Este é um trabalho muito importante para que possamos humanizar nossa juventude, sendo multiplicadores desses valores nas famílias e na sociedade como um todo. Por isso, queremos manter essa parceria e melhorar o projeto, quem sabe até levar para outros munícipios, de forma que mais adolescentes também possam ter essa oportunidade”, enfatizou.
Para ela, o reflexo que o Cidadão do Futuro pode proporcionar na formação de uma sociedade mais consciente. “Precisamos educar as pessoas, para que possam conhecer e respeitar os direitos do outro, e essa formação de cidadãos conscientes deve começar desde cedo. Assim, poderemos ter efetivamente essa humanização no trânsito do nosso Estado”, disse.
O PROJETO – A primeira turma do Cidadão do Futuro iniciou em janeiro de 2004 com a participação de 50 adolescentes. De 2004 a 2018 já passaram, em média, 750 adolescentes.
Alunos do Cidadão do Futuro encerram as atividades de 2018
Projeto é desenvolvido por meio de parceria entre Detran e Setrabes