DETRAN COMEÇA A CONFECCIONAR NOVAS CNH A PARTIR DE JANEIRO

por Search Tecnologia
40 views

A partir do dia 02 de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ganhará uma nova cara. A reforma não é somente estética, ela traz novos parâmetros de segurança para dificultar a falsificação do documento.

""
 
A mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em maio de 2016 e o prazo para que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) se adaptem às novas regras termina no próximo dia 31 de dezembro. Com isso, os documentos expedidos a partir de janeiro de 2017 virão dentro das novas normas.

Algumas mudanças devem chamar bastante a atenção. A coloração da tinta usada na barra superior (que hoje é azulada) vai mudar. Com a nova CNH, essa tinta será preta e terá informações um pouco diferentes das atuais.

Na parte superior, estarão impressos o Brasão da República, um desenho do mapa brasileiro com variação óptica e também o mapa do Estado emissor do documento. Outras pequenas mudanças também chegam como a adoção de tinta com fluorescência sob luz UV ou a holografia na parte inferior do documento.

O Diretor de Cadastro de Condutores e Veículos (DCCV), Francival Santos, alerta que as mudanças chegarão para documentos emitidos a partir de janeiro de 2017. A versão atual do documento continuará valendo até que ele atinja a validade. Todo o processo de emissão também continuará o mesmo.

A nova CNH terá um total de três números. Dois deles são nacional (Registro Nacional e Número do Espelho da CNH) e outro, estadual (número do formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Ainda segundo o Diretor Francival Santos, essas mudanças não implicam em nada na parte financeira do usuário, não haverá acréscimo na parte financeira, a grande mudança será em uma maior segurança contra falsificação.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo