O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) inicia nesta sexta-feira (17) a Operação Carnaval, quando irá intensificar as ações de fiscalização na capital Boa Vista e nas rodovias estaduais.
Até a Quarta-feira de Cinzas (22), agentes de fiscalização de trânsito atuarão em blitze e colocando em prática a Operação Lei Seca que tem como objetivo proibir que pessoas dirijam sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa.
“O alerta que fazemos aos motoristas é para não beber e dirigir, o que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro [CTB], é crime de trânsito. A multa é no valor R$ 2.934,70”, esclareceu o diretor de Segurança do Trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita.
As equipes de agentes de fiscalização estarão equipadas com etilômetros e qualquer motorista, independentemente da situação, será convidado a passar pelo procedimento. Os agentes ainda estarão atentos aos itens obrigatórios de segurança e documentação regular dos veículos.
“Como todo ano no período de carnaval, a expectativa é o aumento de veículos e foliões em circulação, um dos principais motivos pelo qual é necessário que motoristas, motociclistas e pedestres redobrem os cuidados no trânsito”, ressaltou Gueres Mesquita.
Equipes do Detran também estarão nos principais pontos da festividade, dando orientações, distribuindo material educativo e testes com etilômetros descartáveis, visando a conscientização nesse feriado e orientando sobre a importância de não misturar bebida alcoólica e direção.
“Dirigir alcoolizado está entre os cinco principais fatores de risco para graves acidentes de trânsito, inclusive com vítimas. Se caso o folião vier a consumir bebidas, orienta-se indicar o “motorista da vez” ou o uso de aplicativos.
Neste período de carnaval, o Detran-RR trabalhará de forma integrada com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR) e a Polícia Civil de Roraima (PCRR).