O Governo de Roraima, por meio do Detran-RR (Departamento de Trânsito de Roraima), iniciou nesta quinta-feira, 18, a programação da Semana Nacional de Trânsito 2025 com o lançamento da plataforma digital CNH Web, ferramenta inédita que amplia o acesso de estudantes a conteúdos de aprendizagem e informações sobre o processo de habilitação.
O evento, realizado no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), reuniu autoridades estaduais, representantes de instituições parceiras, estudantes e instrutores. Além do lançamento, a cerimônia contou com a entrega de 112 certificações do Projeto Jovem Condutor e a apresentação teatral do grupo Locômbia, que encenou a esquete
“Preste Atenção”, abordando de forma lúdica os cuidados para um trânsito mais seguro.
Durante a solenidade, autoescolas parceiras presentearam sete estudantes do Projeto Jovem Condutor, que completaram 18 anos com a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação), conquistada de forma totalmente gratuita.
O governador Antonio Denarium reforçou a importância da atenção de todos no trânsito. “No trânsito, uma simples falta de atenção pode custar vidas. Muitas vezes, além das vítimas, o condutor também responde pela Justiça, enfrentando processos e condenações. Precisamos compreender que respeitar as regras é preservar famílias inteiras”, exemplificou.
O presidente do Detran-RR, Diego Aragão, ressaltou que a abertura marca o início de uma série de ações educativas em todo o Estado.
“Hoje demos o pontapé na Semana Nacional de Trânsito. Já formamos 102 jovens condutores e, na próxima semana, dias 24 e 25, estaremos em Rorainópolis com palestras, audiência pública e outras atividades em parceria com a Câmara de Vereadores”, destacou Aragão.
O secretário adjunto de Gestão do Sistema Educacional da Seed, Edson Mendonça, ressaltou o impacto do projeto na formação dos estudantes.
“O Jovem Condutor é mais uma prova de como a educação pode salvar vidas. Esse apoio do governo, aliado à dedicação das escolas, é fundamental para formar cidadãos conscientes e preparados para o trânsito.”, disse.
Representando a Escola Estadual Mário Davi Andreazza, a estudante Linda Nicole compartilhou sua experiência no projeto.
“Aprendi sobre primeiros socorros e, principalmente, sobre como ser uma boa motorista respeitando as regras de trânsito. É um aprendizado que levarei para toda a vida”, afirmou.
Na ocasião, também foi anunciado o NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão), no Detran-RR. O núcleo terá como missão orientar e dar suporte técnico no atendimento a pessoas com deficiência, fortalecendo práticas inclusivas em todos os serviços do órgão.
Programação segue até 30 de setembro
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”, a Semana Nacional de Trânsito segue até o dia 30, com atividades voltadas a condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas. Estão previstas blitze educativas, palestras em escolas, cursos de atualização, apresentações culturais e uma audiência pública sobre Educação e Segurança no Trânsito na câmara municipal de Rorainópolis.