Detran-RR orienta sobre deveres e direitos dos ciclistas para um trânsito mais seguro

10 views

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) reforça a importância do respeito às normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para garantir a segurança dos ciclistas e promover uma convivência mais segura com motoristas e pedestres. Apesar de a bicicleta ser considerada veículo pelo Código, muitos ciclistas e motoristas desconhecem sobre os direitos e deveres que garantem respeito e educação no trânsito.

O crescimento da frota de bicicletas em Roraima, em especial das elétricas e ciclomotores, exige atenção redobrada. De acordo com o CTB, os ciclistas devem circular preferencialmente em ciclovias e ciclofaixas, mas também podem utilizar as ruas sempre no mesmo sentido dos veículos .

Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran-RR, Ruth Prill, pedalar é mais do que uma prática de mobilidade.

“É um ato de cidadania, mas só se torna verdadeiramente seguro quando cada ciclista alia seus direitos ao cumprimento de seus deveres, assim como os motoristas. Respeitar a sinalização, manter a atenção redobrada e adotar condutas que preservem a sua vida e a dos outros”, destacou.

Entre as principais orientações para ciclistas, o Detran-RR alerta:

⦁ Na via: manter-se sempre à direita da pista, em fila única. Proibido pedalar sobre a faixa de pedestres; neste caso, o ciclista deve descer da bicicleta e se comportar como pedestre.

⦁ Nas ciclovias: é fundamental respeitar a sinalização existente, evitar manobras em ziguezague e não ocupar a pista destinada para caminhadas.

⦁ Nas calçadas: são espaços exclusivos dos pedestres; ciclistas não devem trafegar nelas.

Além dessas regras de circulação, a segurança também depende do uso de equipamentos básicos como capacete, adesivos luminosos para aumentar a visibilidade à noite e o retrovisor, que auxilia na percepção do tráfego ao redor.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo