Detran-RR participa de megaoperação contra crimes, coordenada pela SESP-RR

143 views

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) coordenou, na última sexta-feira, 24, uma ação histórica contra o crime organizado na capital. A Operação Soberania mobilizou mais de 250 agentes, 50 viaturas e diversas instituições, entre as quais as polícias Civil, Militar e Penal, além do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Essa megaoperação reforça o combate ao crime organizado em Roraima, e o foco principal foi desarticular facções criminosas, com atenção especial às de origem estrangeira.

Números comprovam impacto da Operação

Durante a ação, 463 pessoas foram abordadas em vias públicas e estabelecimentos comerciais; 25 motoristas de automóveis foram abordados e tiveram seus veículos revistados; 39 condutores de motocicletas foram abordados e vistoriados.

Os policiais efetuaram três prisões em flagrante, uma por posse de arma de fogo de calibre restrito e duas por tráfico de drogas. Além disso, dois TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência) foram lavrados, um por consumo de drogas e outro por desobediência; seis pessoas foram conduzidas à delegacia para averiguações; e um mandado judicial foi cumprido por pensão alimentícia em atraso.

As equipes apreenderam ainda 800 gramas de drogas, duas armas de fogo, 13 celulares e três veículos. Quatro veículos foram autuados por irregularidades e nenhum adolescente foi encontrado e/ou apreendido durante a Operação.

Essa ação não apenas combateu diretamente o crime, mas também aumentou a sensação de segurança da população, como afirmou o secretário de Segurança Pública, Ellan Wagner de Souza: “Nosso compromisso é claro: trazer tranquilidade às pessoas e enfrentar o crime com firmeza e integração.”

Mobilização coordenada e estratégica

Com um planejamento cuidadoso, o Departamento de Inteligência da Sesp, em conjunto com as equipes de inteligência das demais instituições, identificou os principais pontos críticos nos bairros Treze de Setembro, São Vicente, Pricumã e Tancredo Neves.  

Próximos passos na segurança pública

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Miramilton Goiano, afirmou que a Operação Soberania é apenas o início de uma série de ações coordenadas: “Estamos prontos para manter o enfrentamento ao crime organizado, com ações contínuas e pontuais.”

Segurança no trânsito e no sistema prisional

O Detran-RR também integrou a Operação, com 13 agentes que intensificaram a fiscalização de veículos e motoristas.

O presidente do Detran-RR, Gueres Mesquita, disse que é muito importante a realização de operações envolvendo todas as forças de segurança do Estado.

“É uma ação que visa coibir os crimes que ocorrem no Estado. A segurança vem sempre em primeiro lugar e todos juntos queremos priorizar isso. Além de evitarmos que muitas vidas fossem expostas ao perigo, também fizemos um trabalho de fiscalização nos veículos que pudessem ser produto de roubo e condutores que possivelmente poderiam estar dirigindo embriagados”, pontuou Gueres.

Já no sistema prisional, o secretário Hércules Pereira garantiu estabilidade nas unidades, tendo realizado no decorrer da semana uma rigorosa revista, com foco maior na ala ocupada por venezuelanos, destacando com isso o controle efetivo do Estado sobre os internos. Durante a Operação Soberania, 40 policiais penais também atuaram, reforçando o alinhamento entre as forças.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo