Detran-RR registra redução de 44% no número de motorista “sem cinto de segurança”

298 views

O trabalho de fiscalização realizado pelo Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) tem surtindo o efeito esperado quando se trata do número de infrações cometidas por motoristas e motociclistas.

A infração “condutor sem cinto de segurança” reduziu 44% no mês de abril deste ano, contabilizando 672 motoristas que descumpriram essa regra. Em março, esse mesmo tipo de auto de infração teve 1.215 registros.

Essa diminuição é resultado de ações educativas e de fiscalizações de trânsito feitas durante todo mês no Estado. Motoristas e passageiros devem usar cinto de segurança, conforme prevê o artigo 167 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito).

Dirigir sem cinto de segurança, além de ser uma infração grave, o condutor receberá multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

O diretor do Departamento de Segurança no Trânsito, Gueres Mesquita, disse que o cinto de segurança é um item obrigatório e fundamental tanto para o motorista quanto para o passageiro, inclusive para os que sentam no banco traseiro. “Em caso de acidente, o equipamento evita lesões graves. É um dispositivo de segurança que salva vidas”, complementou.

De acordo com os dados divulgados pelo Detran-RR, no mês de abril foram registrados 2.018 autos de infração de trânsito. Apesar da redução, “sem cinto de segurança” permanece na liderança, seguida por “veículo não licenciado” com 304; “sem CNH” com 241, e “fazendo o uso do celular” com 188 registros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo