Exame toxicológico volta a ser obrigatório para motoristas

738 views

Os motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categorias C, D e E têm até o dia 28 de dezembro deste ano para renovar o exame toxicológico. Esse prazo é para aqueles que deixaram de fazer esse exame durante o período da pandemia da covid-19.

A nova Lei 14.599, publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira, dia 30, adverte que os motoristas com CNH nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos, devem fazer o exame.

A diretora de controle de Veículos e Condutores do Detran-RR, Guaracy Cruz, disse que o exame é exigido no momento da renovação desse documento ou para mudança de categoria C, D e E, devendo ser atualizado a cada dois anos e seis meses.

“Mas, para quem não o fez durante a pandemia, tem até o dia 28 de dezembro para se regularizar, pois quem não se adequar até esse prazo estabelecido pelo Contran [Conselho Nacional de Trânsito], já estará sujeito a autuação a partir do dia 29/12”, alertou Guaracy.

Ela ressaltou que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todo condutor habilitado nas categorias C, D, E, mesmo que não exerça atividade remunerada como motorista, deve realizar o exame toxicológico a cada dois anos e seis meses.

O exame toxicológico é realizado em laboratórios credenciados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a partir de amostras de cabelo, pelo ou unha, para a verificação do consumo de substâncias psicoativas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo