O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) tem observado que a cada mês, algumas infrações de trânsito têm reduzido no Estado. Por outro lado, foi constatado que a infração fazendo uso de celular apresentou um aumento de 43,18% no mês de outubro.
Neste ano, esse tipo de infração não tinha apresentado crescimento dentro do ranking das infrações mais recorrentes. Em setembro foram registradas 176 e em outubro esse número subiu para 252.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), utilizar o aparelho celular enquanto dirige é uma infração gravíssima, com multa prevista no valor de 293,47 mais aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O diretor de segurança do trânsito do Detran-RR, Gueres Mesquita, pontuou que ao usar o celular, a atenção do condutor fica comprometida e a percepção de possíveis riscos também.
“É importante lembrar que não estar totalmente atento às condições do trânsito, o motorista coloca não somente a sua vida, como a de outras pessoas em risco, então reforçamos que não utilizem o celular enquanto dirigem e mantenha a atenção exclusiva nas vias, veículos e pessoas”, adicionou.