Projeto Trânsito na Escola leva alunos do Cantá para conhecer o Detran

por Detran RR Roraima
34 visualizações
Alunos conhecem equipamentos utilizados pelos agentes de trânsito durante as ações de fiscalização

Alunos da Escola Estadual Raimundo Carlos de Mesquita, localizada na Serra Grande II, no município do Cantá, tiveram uma manhã de conhecimento no Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima). Participaram dessa ação os alunos nota 10 da unidade de ensino, sendo 3 de cada turma.

Durante toda a manhã os alunos visitaram a sede da autarquia, onde conheceram os servidores, as viaturas e tiveram uma aula sobre os equipamentos utilizados pelos agentes de trânsito durante as ações de fiscalização.

Além disso, os estudantes puderam participar do processo de vistoria de um veículo e acompanhar de perto uma prova prática de carro que foi realizada no pátio do Detran.

O passeio foi finalizado no complexo poliesportivo Ayrton Senna com um momento de lazer, após um breve passeio para conhecer o trânsito da cidade.

Para a aluna Vagna Araújo, 23, a visita foi muito divertida e educacional para ela que pretende tirar a sua CNH.

“Eu gostei de tudo, pude aprender algumas coisas que não sabia antes e estava curiosa, já que vou tirar a habilitação em breve”, disse Vagna.

A agente de trânsito do Detran-RR, Ruth Prill, disse que essa iniciativa é importante porque aborda a educação no trânsito. “Esses alunos estão tendo contato com esse tema não só como pedestres e passageiros, mas se tornam ativas com o conhecimento que estão adquirindo, replicando para os pais, colegas, vizinhos”.

Projeto “Trânsito na escola”

O projeto foi idealizado pelo professor e agente de trânsito do Detran-RR, Mirossin Macieira, com o objetivo de ensinar e conscientizar sobre um trânsito seguro para crianças e adolescentes, que serão futuros condutores.

Segundo o professor, o projeto também foi uma forma de integrar suas duas profissões e aproveitar da oportunidade para agregar conhecimento aos seus alunos.

“Esse projeto é uma iniciativa da escola e nós temos o apoio do Detran. Nosso projeto é desenvolvido na escola e o Detran envia uma equipe para fazer palestras, mas este ano a gente resolveu inovar e trazer os alunos para conhecer a sede”, comentou o professor.

A diretora da Escola Estadual Raimundo Carlos de Mesquita, Juranita de Sousa, acrescenta que o projeto tem importância não apenas para as crianças, mas também para a comunidade do município.

“Nós queremos mostrar de uma forma bem prática e didática para as crianças a importância e os cuidados que devemos ter no trânsito em nossa comunidade e também dentro da zona urbana. E o que eles estão aprendendo agora poderão replicar para os pais e amigos”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo