
Alunos da Escola Estadual Raimundo Carlos de Mesquita, localizada na Serra Grande II, no município do Cantá, tiveram uma manhã de conhecimento no Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima). Participaram dessa ação os alunos nota 10 da unidade de ensino, sendo 3 de cada turma.
Durante toda a manhã os alunos visitaram a sede da autarquia, onde conheceram os servidores, as viaturas e tiveram uma aula sobre os equipamentos utilizados pelos agentes de trânsito durante as ações de fiscalização.
Além disso, os estudantes puderam participar do processo de vistoria de um veículo e acompanhar de perto uma prova prática de carro que foi realizada no pátio do Detran.
O passeio foi finalizado no complexo poliesportivo Ayrton Senna com um momento de lazer, após um breve passeio para conhecer o trânsito da cidade.
Para a aluna Vagna Araújo, 23, a visita foi muito divertida e educacional para ela que pretende tirar a sua CNH.
“Eu gostei de tudo, pude aprender algumas coisas que não sabia antes e estava curiosa, já que vou tirar a habilitação em breve”, disse Vagna.
A agente de trânsito do Detran-RR, Ruth Prill, disse que essa iniciativa é importante porque aborda a educação no trânsito. “Esses alunos estão tendo contato com esse tema não só como pedestres e passageiros, mas se tornam ativas com o conhecimento que estão adquirindo, replicando para os pais, colegas, vizinhos”.
Projeto “Trânsito na escola”
O projeto foi idealizado pelo professor e agente de trânsito do Detran-RR, Mirossin Macieira, com o objetivo de ensinar e conscientizar sobre um trânsito seguro para crianças e adolescentes, que serão futuros condutores.
Segundo o professor, o projeto também foi uma forma de integrar suas duas profissões e aproveitar da oportunidade para agregar conhecimento aos seus alunos.
“Esse projeto é uma iniciativa da escola e nós temos o apoio do Detran. Nosso projeto é desenvolvido na escola e o Detran envia uma equipe para fazer palestras, mas este ano a gente resolveu inovar e trazer os alunos para conhecer a sede”, comentou o professor.
A diretora da Escola Estadual Raimundo Carlos de Mesquita, Juranita de Sousa, acrescenta que o projeto tem importância não apenas para as crianças, mas também para a comunidade do município.
“Nós queremos mostrar de uma forma bem prática e didática para as crianças a importância e os cuidados que devemos ter no trânsito em nossa comunidade e também dentro da zona urbana. E o que eles estão aprendendo agora poderão replicar para os pais e amigos”.