Veículos batidos e um corpo no chão deixaram o trânsito lento e condutores, ciclistas e pedestres curiosos. Essa cena ocorreu em um trecho da avenida Ville Roy, nas proximidades da praça da Amoca, bairro Caçari, na noite desta sexta-feira, 22.
A cena impactante, montada como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, trata-se de uma simulação de um sinistro de trânsito, realizada para conscientizar motoristas e pedestres sobre atitudes que colocam a vida em risco no trânsito.
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, explicou que a simulação também serviu para avaliar vários aspectos que envolvem o atendimento em um tipo de ocorrência real. “Entre esses aspectos estão o tempo de chegada das viaturas de socorro, procedimentos adotados e a utilização correta dos equipamentos”, comentou.
Para a simulação do sinistro de trânsito foram utilizados 19 veículos, além da participação de acadêmicos do curso de medicina, que interpretaram as vítimas acidentadas e fizeram a encenação parecer um acidente real.
O evento contou com 70 profissionais atuando diretamente na ocorrência. Eram agentes do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), PRF (Polícia Rodoviária Federal), PMRR (Polícia Militar de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Boa Vista e Smtran (Superintendência Municipal de Trânsito).
O ACIDENTE
A simulação retratou um grave acidente envolvendo dois carros. Um que estava em alta velocidade era conduzido por um homem sem cinto de segurança, que perdeu o controle e bateu em outro dirigido por uma mulher que estava na companhia da irmã e uma amiga. Os dois veículos tombaram devido ao impacto.
O motorista e uma das passageiras ficaram presos entre as ferragens. A condutora do outro veículo usava cinto de segurança, ficou com lesões graves pelo corpo, mas conseguiu sair do carro. Uma outra foi arremessada para fora do carro. A partir daí, os profissionais entraram em ação para socorrer as vítimas.
A turismóloga Renata Menezes fazia caminhada quando se deparou com a cena do acidente. Ao ficar sabendo que era uma simulação, ela respirou aliviada. “Eu quando vi esses carros nesse estado e uma mulher aos gritos, fiquei impactada. Mas, que bom que é somente uma encenação”.
“Achei uma ação válida demais, ainda mais aqui na Ville Roy, uma das principais avenidas de Boa Vista e bastante conhecida pelo fato de motoristas andarem em alta velocidade. Sou motociclista e sei como alguns condutores de veículos agem no trânsito. Espero, de verdade, que essa encenação faça as pessoas refletirem sobre a importância de resguardar a vida do outro”, ressaltou a turismóloga.