TITONHO BESERRA � Um ano a frente do Detran com melhorias aos servidores e novos serviços para os usuários

por Search Tecnologia
38 views

""
Titonho Beserra ao lado do deputado estadual Evangelista Siqueira, na campanha Maio Amarelo.

Humanizar os serviços de atendimento ao público e desburocratizar os processos de habilitação, assim assumiu Titonho Beserra há um ano no cargo de diretor-presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima).
 
Antes, a demora nas filas era constante, a entrega de documentos tinha prazo de até cinco dias e outros serviços demoravam até 20 dias para serem atendidos no Detran, hoje vários serviços levam apenas 24 horas para serem executados. “Nosso primeiro problema era o tamanho das filas. Ampliamos os horários de alguns setores para que fosse possível diminuir essa questão. Atualmente as filas existem em épocas sazonais, como pagamento, por exemplo. Hoje a entrega de alguns documentos é até 40min após o pagamento das taxas”.
 
Outro trabalho do diretor-presidente foi revitalizar e descentralizar os trabalhos no interior na questão de atendimento, fazendo com que o usuário não precise vir até a Capital para resolver pendências junto ao departamento. “A revitalização das Ciretrans era também um pedido da nossa Governadora Suely Campos, pois sempre que ela visitava o interior ela verificava a situação dos prédios públicos do governo. Tínhamos prédios no interior que não tinha condições de trabalho em sua estrutura. Então com uma equipe empenhada, das ciretrans e divisão de administração, fizemos um mutirão e passamos a revitalizar esses prédios”.
 
Ainda de acordo com o Bessera, com a revitalização das Ciretrans foi possível realizar um dos objetivos, descentralizar serviços, transformando as unidades do Detran no interior em pólos. “Hoje Rorainópolis e São Luiz fazem todos os serviços que oferecemos na capital, são os nossos pólos no interior do Estado. Nos dois municípios você pode realizar a clínica médica, psicológica e fazer a coleta biométrica. Os serviços realizados no município de São Luiz se estendem aos municípios de Baliza e Caroebe, já a nossa unidade em Rorainópolis atende as vilas do Jundiá e Nova Colina. Nosso objetivo é fazer com que cada unidade no interior possa imprimir e realizar todos os serviços sem precisar usar esses pólos ou até mesmo se locomover até a capital”.
 
Outra luta constante e diária do Detran é a redução de acidentes e mortes no trânsito. Os números em Roraima mostram que os índices têm diminuído, mas para Titonho esses números ainda são alarmantes. “Nossos números mostram que ainda são alarmantes os casos de acidentes e mortes no trânsito em Roraima, mas temos diminuído bastante. No ano de 2016 foram registrados 4.392 acidentes, já em 2017 esse número reduziu para 3.800. Todos esses números são dados obtidos junto ao IML e Polícia Militar. Enquanto houver uma morte no trânsito, esse número não pode ser aceitável. Nosso trabalho é tentar reduzir a zero essas estatísticas”.
 
PERFIL – Antônio Francisco Beserra Marques, ‘Titonho Beserra’, é natural do estado do Ceará (CE), bacharel em Direito e professor. Já foi vereador e deputado estadual pelo PT, além de presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima. Exerceu funções também na Secretaria Estadual de Segurança Pública e é referência no meio sindical.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo