Bruno Perez/Detran
No mundo atual, e com as mulheres mostrando dedicação e condições igualitárias de trabalho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) possui atualmente 123 mulheres, do total de 254 servidores. Elas não ocupam apenas cargos, bem como estão em posições de destaque na atual administração, inclusive nas Circunscrições Estaduais de Trânsito (Ciretrans), Fiscalização e outros setores.
Nesta sexta-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher, mas independente da data, elas já comemoram diariamente a conquista obtida no Detran e mostram que a maneira de administrar é diferenciada e requer paciência, inteligência e organização.
Mas se engana quem pensa que as mulheres ocupam apenas cargos no prédio e em salas. Muitas delas assumem funções externas como examinadoras, vistoriadoras e até agentes de trânsito. Assim, elas provam de uma vez por todas a forma igualitária adotada pelo Detran.
A examinadora Alline Rodrigues Messias de Oliveira está no Detran há nove anos. Ela já foi agente de trânsito e há dois anos avalia candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas aulas práticas. Ela é a única mulher na função e afirma ser mais criteriosa que os homens. �A mulher é mais rígida. Na minha opinião, normas são normas, e devem ser cumpridas e não quebradas�, disse Alline.
Segundo o diretor-presidente da Autarquia, Jorge Everton, nada mais justo que valorizar apostando no modo diferenciado das mulheres. Ele afirma que está muito satisfeito com o desempenho e resultado apresentado até hoje. "A mulher representa a essência da vida e tem que ser exaltada diariamente. Mas como simbolicamente existe o dia 8 de março, aproveito para desejar um feliz Dia da Mulher a todas elas".