Em segundo na lista estão os acidentes por colisão traseira, geralmente ocorridos em semáforos, faixas de pedestres e cruzamentos. Em seguida aparece colisão por batida lateral de mesmo sentido, comum quando o veículo muda de faixa e não sinaliza.
Segundo o Agente de Trânsito Emerson Barden, acidentes de colisão traseira ocorrem, principalmente, no período chuvoso. Ele destaca a direção defensiva e a atenção como principais artifícios. "Veículos com pneus carecas facilitam esse tipo de acidente. Além disso, é importante observar a distância de segurança" explicou.
Engavetamentos somam 42 registros no ano passado e, de acordo com Barden, o aumento da frota é uma das causas. Ele explicou que configura engavetamento quando o acidente envolve mais de dois veículos e, geralmente a falta de atenção é uma das causas.
Colisão com bicicletas está na quarta colocação em tipos de acidentes, com 226 registros. O que contribui para o envolvimento de bicicletas em acidentes é o fato de não haver ciclovias em Boa Vista. "Na maioria das vezes os ciclistas saem cortando entre os veículos ou andam na contramão. Temos ciclovia apenas na frente do 7� Bis", ainda observou Barden.
O diretor de Segurança do Trânsito, Gerson Moreno, enfatiza que imprudência e imperícia são grandes causas de acidentes. "Temos registros de quedas de moto e choque com objetos fixos. Quando não é identificada embriaguez, a imperícia é uma das causas dos acidentes em Roraima", afirmou.
No ano passado foram registrados 103 casos de choque com veículo estacionado, 82 registros de quedas de motocicleta e 6 casos de choque com objeto fixo.