Ações buscam conscientização neste carnaval

por Search Tecnologia
16 views

Natacha Portal /Detran

Durante todos os dias de carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) esteve presente na Praça do Centro Cívico realizando panfletagem educativa e auxiliando na distribuição de camisinhas juntamente com a Secretaria de Saúde (Sesau). A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os cidadãos de que é necessário brincar com responsabilidade, evitando a mistura alcool e direção.

O diretor de Segurança do Trânsito, Gerson Moreno, observou que a ação é necessária para alertar as pessoas que durante o carnaval nem tudo é brincadeira. "Abordando as pessoas no meio do carnaval e apresentando panfletos que mostram o resultado de direção e bebida, estamos conseguindo fazer com que os foliões sejam mais cautelosos na hora de voltar pra casa", explicou Moreno.

Bafômetros também foram disponibilizados para realização de testes durante a ação, em alguns casos sem o objetivo de fiscalizar, mas para demonstrar como pouco alcool já pode interferir na hora de dirigir.

A brincante Rosa Santos fez o teste do bafômetro e parabenizou o Detran pela iniciativa. Segundo ela, ninguém nunca tinha feito o teste antes, e que achou interessante estar no meio do carnaval e ter a oportunidade. "Querendo ou não, isso faz com a gente pense antes de beber e dirigir. Adorei a ação educativa", confessou.

Além da panfletagem, equipes de Agentes de Trânsito estão realizando blitze estáticas e volantes durante todo o período de carnaval. Equipes atuam tanto na capital quanto no sul do Estado e no Tepequém, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM).

Até esta terça-feira, 21, nenhuma morte havia sido registrada no trânsito, no perímetro urbano. Por isso, até esta quarta-feira, 22, o Detran segue montando esquemas especiais em locais diferentes. A prática mais comum em Roraima é dirigir veículo sem possuir Carteira nacional de Habilitação (CNH), principalmente motociclistas.


Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo