Natacha Portal /Detran
Durante todos os dias de carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) esteve presente na Praça do Centro Cívico realizando panfletagem educativa e auxiliando na distribuição de camisinhas juntamente com a Secretaria de Saúde (Sesau). A iniciativa tem o objetivo de conscientizar os cidadãos de que é necessário brincar com responsabilidade, evitando a mistura alcool e direção.
O diretor de Segurança do Trânsito, Gerson Moreno, observou que a ação é necessária para alertar as pessoas que durante o carnaval nem tudo é brincadeira. "Abordando as pessoas no meio do carnaval e apresentando panfletos que mostram o resultado de direção e bebida, estamos conseguindo fazer com que os foliões sejam mais cautelosos na hora de voltar pra casa", explicou Moreno.
Bafômetros também foram disponibilizados para realização de testes durante a ação, em alguns casos sem o objetivo de fiscalizar, mas para demonstrar como pouco alcool já pode interferir na hora de dirigir.
A brincante Rosa Santos fez o teste do bafômetro e parabenizou o Detran pela iniciativa. Segundo ela, ninguém nunca tinha feito o teste antes, e que achou interessante estar no meio do carnaval e ter a oportunidade. "Querendo ou não, isso faz com a gente pense antes de beber e dirigir. Adorei a ação educativa", confessou.
Além da panfletagem, equipes de Agentes de Trânsito estão realizando blitze estáticas e volantes durante todo o período de carnaval. Equipes atuam tanto na capital quanto no sul do Estado e no Tepequém, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM).
Até esta terça-feira, 21, nenhuma morte havia sido registrada no trânsito, no perímetro urbano. Por isso, até esta quarta-feira, 22, o Detran segue montando esquemas especiais em locais diferentes. A prática mais comum em Roraima é dirigir veículo sem possuir Carteira nacional de Habilitação (CNH), principalmente motociclistas.