Alguns condutores insistem em infringir as leis de trânsito

por Search Tecnologia
41 views

Bruno Perez/Detran

A cada dia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem buscado alternativas para evitar os altos índices de infrações cometidas por condutores em Roraima. Além de blitze educativas em ruas e avenidas onde os acidentes são constantes, também é feito um trabalho educativo nas faixas de pedestres do centro e em bairros diversos. Mesmo assim, muitos condutores abusam e acabam cometendo erros primários ao transitar pela cidade.

Neste fim de semana, por exemplo, entre a sexta-feira (4) e domingo (6) durante as ações realizadas na capital, 201 condutores foram autuados. Deste total, 46 por não usar o cinto de segurança, item obrigatório, segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB).Já os motociclistas, 39 foram abordados sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir. Apenas duas pessoas foram abordadas sob efeito de bebida alcoólica. Nos três dias, 47 veículos foram apreendidos e encaminhados ao Pátio do Detran.

Segundo explicou o chefe da Fiscalização, Gladson Mesquita, por mais que existam campanhas educativas, muitas das vezes a pessoa abordada de forma irregular tenta aplicar uma desculpa para sair da situação sem ser penalizada. Ele lembra que usar o cinto e ter CNH ou Permissão, por exemplo, é mais do que obrigação e que todos sabem disso. "Não podemos aliviar de forma alguma. Continuaremos apertando o cerco contra estas pessoas que insistem em desrespeitar", afirmou.

O diretor de Segurança do Trânsito, Gerson Moreno, lembra que após a criação da "Operação Salvando Vidas", iniciada em 2011, muita coisa mudou no trânsito. Ele reconhece que algumas pessoas acabam morrendo no trânsito em Boa Vista, mas destaca o papel de cada um dos condutores como responsáveis pelas situações de risco. "Em nenhum lugar do mundo os órgãos de trânsito conseguirão conter todos os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Cabe ao Detran, educar, orientar e punir quando identificada a irregularidade. A consciência é primordial", enfatiza.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo