Bruno Perez/Detran
A Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) setor que recebe reclamações, elogios e sugestões, registrou redução no número de registros em 2013. Enquanto de janeiro a março do ano passado 55 pessoas reclamaram de algum serviço, no mesmo período deste ano, apenas 18 pessoas procuraram a Ouvidoria, uma redução de 67,3%.
O setor tem auxiliado a presidência na tomada de decisões, já que a partir da detecção de problemas ou falhas é que o Detran melhora o serviço prestado ao público.
De acordo com a Ouvidora Paula Gomes de Barros, isso aconteceu porque os problemas foram sanados junto aos diretores, e isso passa credibilidade aos usuários em obter respostas. �A Ouvidoria busca soluções para cada situação. Temos total atenção com nossos usuários�, disse Paula.
A professora Marilza Muniz, 42, veio ao Detran em busca da segunda via da habilitação. Ela disse que quando viu a quantidade de pessoas que ainda seria atendida pensou em reclamar, mas quando ficou sabendo que o serviço é disponível pelo site se acalmou. �Posso tirar a taxa e pagar sem ter dor de cabeça. Muitas destas pessoas deveriam fazer o mesmo�, brincou Marilza.
O diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, acredita que com transparência na gestão estes dados devem cair ainda mais. Ele destaca que a Ouvidoria é uma aliada da administração e que as pessoas devem procurá-la quando necessário. �Quando estamos cientes dos pontos a serem melhorados, cada diretor é comunicado e a mudança feita�, falou.
Interessados podem registrar reclamação ou dica para melhoria no site (www.detran.rr.gov.br).