Bruno Perez/Detran
Mesmo com as chuvas, durante o fim de semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com apoio da Polícia Militar, realizou a "Operação Salvando Vidas" em Boa Vista. Visando coibir práticas irregulares, os agentes realizaram blitze em várias vias da capital. Dirigir sem o cinto de segurança, sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão e com documentação do veículo em atraso continuam sendo as autuações mais registradas.
Segundo o chefe de Fiscalização do Detran, Gladson Mesquita, somente pela infração de não utilizar o cinto, 46 pessoas foram autuadas. Ele destaca que a lei vale para todos e que qualquer pessoa, por mais nova que seja, sabe que o item é obrigatório. "É só sairmos nas ruas e observarmos o carro ao lado. Quase sempre tem algum condutor ou passageiro sem o cinto", alerta.
Ao todo, 28 veículos foram recolhidos para o pátio do Detran nestes dias. Destes, 12 eram veículos de quatro rodas e o restante motocicletas. Em muitos casos, a infração cometida não cabe retenção do veículo no ato da abordagem, por exemplo, e a pessoa é apenas alertada e multada.
O motorista João Cézar, 39, disse que nessa época, devido às chuvas, são esperados mais acidentes de trânsito e que considera as operações mais que necessárias. Ele afirmou que nunca esperava ver tantos veículos, principalmente motos, transitando pela capital. "As vezes me assusto quando paro no semáforo. Na frente, atrás e dos lados sempre têm motociclistas cercando e arrancando com a pressa de sempre", falou.
A "Operação Salvando Vidas" teve início em janeiro de 2011 e desde então tem contribuído para a redução de acidentes e mortos no trânsito de Boa Vista. No ano passado, em comparação com 2010, a redução no número de mortes chegou a 10,5%, sendo que a frota teve um aumento de quase 15 mil veículos.