A abertura da Semana Nacional de Trânsito de 2018, aconteceu nesta quarta (19), na Escola Estadual Euclides da Cunha, às 8h30 da manhã, com o tema ‘Nós somos o trânsito’. O diretor presidente, Titonho Beserra abriu o evento falando sobre a importância do trânsito seguro. Na sequência, houve a apresentação de peça teatral e do coral Cidadão Futuro.
Durante o período de 18 a 25 de setembro, os Departamentos Estaduais de Trânsito fazem ações simultâneas em todo país. A programação continuará ao longo da semana com palestras educativas nas escolas, além da apresentação de teatro, fantoche, do coral Cidadão do Futuro e operações de fiscalização intensificadas em diversos pontos da cidade.
Para o diretor presidente do Detran, Titonho Beserra, o objetivo da campanha é conscientizar todas as pessoas que fazem parte do trânsito como ciclistas, passageiros, motociclistas, pedestres, além dos motoristas a fazerem uma reflexão sobre o valor da vida. “Começamos as atividades da Semana de Trânsito na escola, porque aqui é o berço do saber. Trânsito não é só pra quem dirige, somos todos nós. É uma semana de alerta pra reduzir índices de acidentes, principalmente relacionados a bebida alcóolica” Dados estatísticos do DETRAN –RR mostram que num comparativo de janeiro a junho de 2017, em relação ao mesmo período em 2018, houve uma redução de 21,3% no número de Acidentes de Trânsito em Roraima. Porém, o número de Vítimas Fatais nos acidentes, aumentou em 16,7 % neste mesmo período. De acordo com o chefe de fiscalização de trânsito, Vilmar Florêncio, a imprudência, o excesso de velocidade e alcoolemia são as principais causas destes acidentes.
“Estamos preocupados com os registros de acidentes que ocorrem no estado devido ao consumo de bebida alcóolica. No ano passado tivemos 290 ocorrências durante todo o ano. E até este mês de setembro já registramos 310 ocorrências, somente no último fim de semana, durante uma operação da Lei Seca, foram 21 ocorrências, e isso é preocupante. As pessoas precisam aprender a respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes”, destacou.
De acordo com Titonho Beserra, a Semana Nacional de Trânsito serve de alerta para as pessoas melhorarem a educação e o comportamento no trânsito. “O Detran já tem o movimento Maio Amarelo que é uma data importante que marca o início das atividades que são realizadas durante o ano. É preciso ter uma mudança de atitude na sociedade com ações respeitosas e cordiais no cotidiano do trânsito e dessa forma, diminuir as estatísticas de mortes no país” finalizou o presidente.