Bruno Perez
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) adquiriu esta semana 30 mil bafômetros descartáveis para incrementar as campanhas educativas em Roraima. As ações serão realizadas em bares e restaurantes de Boa Vista, com o apoio dos proprietários que aderirem à campanha realizada pelo Detran e instituições parceiras.
O produto servirá para mostrar aos condutores os riscos da bebida alcoólica e direção, e que uma pequena quantidade de álcool no organismo pode fazer a diferença. Na bolsa inflável estão informações de como fazer o teste, que dura em média um minuto.
Para o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, ações educativas também fazem parte da estratégia de melhoria no trânsito. Para ele, existe sim uma solução para tantos acidentes, mas que basta seguirmos algumas regras básicas. "Vamos fazer uma maratona de visitas para mostrar que um simples copo de cerveja pode ser acusado no bafômetro descartável. Poderemos evitar acidentes com a campanha", garantiu.
Para a motorista Ana Campos Sousa, 47, esta é uma boa alternativa para analisar se o amigo ou até mesmo o próprio condutor tem condição de dirigir. Ela disse que após início da Lei Seca repensou seus conceitos e evita ir para festas em seu carro. "Não podemos desrespeitar. Não digo pelas multas, mas pelos riscos que estamos correndo bebendo e dirigindo", falou.
Atualmente, com a Lei Seca mais severa, não é permitido nenhum índice de álcool no organismo do motorista. Caso seja comprovado que o condutor ingeriu bebida alcoólica, ele será encaminhado à delegacia.