A parceria proporciona juros e taxas reduzidas aos servidores. Para estar apto a realizar o empréstimo o servidor deve cumprir alguns requisitos, como ter mais de três meses de efetivo exercício e ser aprovado pelo sistema de avaliação de risco de crédito da Caixa.
O diretor presidente do Detran, Jorge Everton, avaliou a parceria como mais um benefício aos servidores. Segundo ele, esta é mais uma opção para os servidores que quiserem fazer empréstimo. "Hoje o Detran tem parceria em empréstimos consignados com o Banco do Brasil, Itaú, e agora a Caixa Econômica", enfatizou.
A chefe da Seção da Folha de Pagamento, Creuzimar Santos, disse que o convênio vem para expandir o leque de opções dos servidores, que agora podem pesquisar em qual banco é mais vantajoso realizar a operação.
Ela acrescenta dizendo que a consignação na folha de pagamento é o meio mais procurado pelos servidores e explica que basta o servidor ter em mãos os três últimos contracheques, nos quais consta a margem de consignação disponível, para realizar o empréstimo. "Após isso, o banco envia o contrato para averbação no setor de Recursos Humanos do Departamento e é confirmada a liberação do empréstimo", disse.
CRÉDITO IMOBILIÁRIO
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Caixa Econômica Federal (CEF) também mantêm um acordo de cooperação para crédito imobiliário destinado aos servidores da Autarquia. Com isso, quem pretende comprar a casa própria terá vantagens como, por exemplo, taxas de juros diferenciadas. Em média, o financiamento ficará 10% mais barato.
O imóvel poderá ser financiado em até 100% para os servidores que não puderem dar entrada, além disso, o prazo máximo para financiamento é de 360 meses, ou seja, 30 anos.