O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com apoio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Circunscrição Estadual de Trânsito (Ciretran), realizou uma ação educativa no município de Iracema, a 90 quilômetros de Boa Vista. As atividades ocorreram na Escola Estadual Dom Pedro II e reuniram cerca de 300 pessoas.
Na oportunidade, crianças e adolescentes puderam aprender sobre noções básicas no trânsito e medidas eficazes para evitar acidentes. Os 50 membros do "Projeto Cidadão do Futuro" fizeram apresentações de teatro e música com temas alusivos à temática.
O diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, destacou a visita da equipe à escola e o papel dos trabalhos educativos aos moradores do interior de Roraima. "É uma determinação do governador José de Anchieta e vamos seguir fazendo ações nos demais municípios. Esperamos resultados satisfatórios, visando manter a paz no trânsito", falou.
O secretário de Segurança Pública, Sá Cavalcante, também passou uma mensagem aos alunos. Ele disse que ter consciência é primordial para que os números de acidentes sejam reduzidos. "Temos que fazer nossa parte e valorizar a vida. Precisamos da ajuda de todos", disse.
De acordo com o aluno Pedro, de 11 anos, o evento foi muito interessante. Ele disse que eles nunca puderam aprender sobre leis de trânsito e medidas eficazes para evitar acidentes. "Estamos felizes. Respondemos perguntas após as explicações. Não errei nenhuma", completou.
Na semana passada, a ação ocorreu em Mucajaí. Na localidade, além de palestras e discussões, mais de 600 pessoas puderam tirar dúvidas sobre legislação e penalidades no trânsito. Professores, alunos e a população em geral assistiram as apresentações.