Detran-RR registra mais de 45 mil condutores com CNH vencida em Roraima

405 views

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) constatou que existem 45.083 condutores de veículos com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vencida, em Roraima.

Do total de habilitações vencidas, 28.728 são de condutores homens e 12.249 são mulheres. Tem ainda 4.106 motoristas que fazem parte do PGU (Prontuário Geral Único), e possuíam a antiga carteira de habilitação que não tinha foto do condutor.

O diretor de controle de condutores e veículos, José Raimundo Rodrigues, esclareceu que, conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir com documento vencido por mais de 30 dias é uma infração gravíssima, multa de R$ 293,47 e acarreta sete pontos à carteira do motorista.

“Outras penalidades são aplicadas quando a CNH está vencida por mais de 30 dias. Se o condutor for parado em uma fiscalização, a habilitação será recolhida e o veículo fica retido, sendo liberado apenas para um condutor habilitado. Então, é preciso se organizar dentro desse prazo para realizar a renovação, evitando assim as penalizações previstas”, comentou o diretor.

José Rodrigues disse ainda que os condutores que estão com a CNH vencida há mais de cinco anos devem procurar uma autoescola para fazer um curso de atualização ou o Detran-RR para realizar uma prova teórica.

PGU – Os condutores que possuíam a PGU e tiverem interesse em se habilitar deverão iniciar o processo de primeira habilitação, participando de todas as etapas previstas pela Resolução 789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Prazos de validade da CNH

Atualmente, a CNH e o exame físico têm validade de 10 anos para pessoas com menos de 49 anos. Para condutores entre 50 e 69 anos o documento é válido por cinco anos e por três anos para motorista com 70 anos de idade ou mais. É importante destacar que os prazos são ajustados pelo médico examinador.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo