Para o diretor de Cadastro de Condutores de Veículos, Santos Rosa, o usuário sabe da obrigação anual quanto aos impostos sobre propriedade de veículos. Eele afirma que nem todos têm esta consciência e insistem em andar fora da lei. "Se flagrado circulando com a documentação do veículo atrasada, o condutor será multado e terá o veículo recolhido", enfatizou.
Em 2010, conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado contabilizou 1.665 multas registradas. Em comparação ao ano passado, houve um aumento de 27,7% no total de multas lançadas pela mesma infração. Já a frota cresceu 9,8% entre o ano passado e 2010.
Segundo o diretor presidente, Jorge Everton, os números são reflexos da atuação do Detran nas ruas. Para ele, a atuação dos agentes de trânsito nas ruas é fundamental para coibir não só este, mas todos os tipos de infrações. "Infelizmente muitos usuários só regularizam sua situação junto ao Departamento quando é multado e tem o carro apreendido. Se for colocar no papel, além do risco de ser flagrado, ter o carro recolhido sai mais caro", concluiu.
INFRAÇÃO
O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima passível a multa de R$ 191,54 e apreensão do veículo até que a situação seja regularizada.