Governo do Estado reforça esquema de segurança para garantir tranquilidade durante festa popular em Roraima

359 views

O Carnaval 2025 em Roraima será reforçado por uma força-tarefa com a participação de mais de 200 agentes das forças estaduais de segurança. Essa ação foi anunciada na quarta-feira, 26, pelo Governo do Estado. Este grande efetivo conta com a participação do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania) e Sesp (Secretaria de Segurança Pública) que irão garantir a proteção da população na capital e interior.

O operativo vai atuar com maior ênfase a partir de sábado, 1º de março, durante todo o período carnavalesco. O Governo decretou ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março, quando funcionarão apenas os serviços essenciais.

Na operação serão empregados 180 policiais militares por dia, com 15 viaturas em Boa Vista e reforço especial no Carafolia de Caracaraí; 90 bombeiros militares e 20 brigadistas, além de 28 viaturas para atendimento na capital e interior.

A Polícia Civil incluirá plantões nas delegacias e na Casa da Mulher Brasileira para atendimento a vítimas de violência. O Detran-RR manterá monitoramento do trânsito com 18 agentes do Detran e seis viaturas, reforçando a segurança viária nas principais avenidas e saídas para o interior.

Além disso, a Sesp utilizará o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) para vigilância em tempo real.

Durante coletiva de imprensa, o governador Antonio Denarium ressaltou o compromisso do governo em garantir a segurança e a ordem durante o Carnaval de 2025. Ele destacou que a mobilização abrange tanto a capital – com estimativa de 30 mil foliões diários – quanto o interior.

“É um trabalho integrado para um carnaval seguro com policiamento ostensivo. Teremos ainda o apoio da Secretaria de Saúde com ambulâncias em pontos estratégicos, de forma que a Polícia Federal, com o trabalho ostensivo na fronteira, o Governo do Estado em todos os pontos onde haverá festividades, estará presente com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros”, declarou.

A expectativa para o público no Carafolia, em Caracaraí, é de cerca de 10 mil pessoas por noite, o que respalda a necessidade de planejar e empregar o efetivo na operação integrada.

A secretária da Sesp, Carla Jordanna Rodrigues, frisou que a operação garante a segurança de todos os foliões em um momento em que a comemoração ocorre de forma simultânea.

“Trabalharemos a capital e as demais localidades. Uma quantidade considerável de pessoas participa do Carnaval de Caracaraí, mas há também localidades menores, como Alto Alegre e Mucajaí, e em todos esses locais haverá reforço policial. Vamos trabalhar no Centro de Comando e Controle para monitorar melhor os locais-chave como praças e blocos. Qualquer movimentação estranha ou que haja alguma confusão, a gente vai acionar a viatura ou a guarnição mais próxima para atender o cidadão”, disse.

POLÍCIA MILITAR

Todo o Estado vai receber o reforço extra de 180 policiais militares para atuar no policiamento das festas de carnaval.

“Esse aparato é para garantir a segurança da população sem que haja prejuízo do trabalho operacional [da Polícia Militar]. Estaremos trabalhando para que o Carnaval 2025 seja seguro tanto quanto foi nos anos anteriores, em que não registramos grandes problemas nem ocorrências”, salientou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Miramilton Goiano.

POLÍCIA CIVIL

A PCRR reforçará a atuação na capital e no interior durante o período do Carnaval 2025 com plantões especiais, equipes de inteligência e resposta tática. A operação inclui o funcionamento de três plantões específicos, reforço nas áreas de maior concentração de foliões e atendimento prioritário a casos de violência contra mulheres e meninas.

De acordo com a delegada-geral Darlinda de Moura Viana, para otimizar o atendimento serão disponibilizados plantões especiais de serviço entre os dias 1º e 4 de março. Ela explicou que o 1º DP (Distrito Policial) vai concentrar os atendimentos das ocorrências registradas na área central da cidade, recebendo as demandas de todas as forças de segurança e realizando a lavratura dos procedimentos criminais necessários.

As ocorrências oriundas de outros pontos da região serão atendidas na sede do 5º DP.

“Já os casos de violência doméstica e sexual contra mulheres e meninas serão tratados exclusivamente pelo Plantão Central Especializado, localizado na Casa da Mulher Brasileira”, detalhou a delegada.

BOMBEIROS

O comandante-geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho, afirmou que as ações desenvolvidas pelo efetivo da corporação incluem diversas frentes, como atendimentos pré-hospitalares e resgates.

“Temos um total de 110 homens e mulheres destacados nos vários municípios onde haverá festa de carnaval. Além disso, estaremos em Rorainópolis, Pacaraima, Alto Alegre e Cantá, cidades onde houve planejamento de realização de festas populares”, frisou.

Outra ação que segue ininterrupta é o Verão de Fogo, iniciativa que está em pleno funcionamento desde outubro de 2024. “Nossas equipes estão em campo e elas vão ficar também em sobreaviso para qualquer tipo de eventualidade e acionamento”, frisou.

TRÂNSITO

O Detran-RR integra a força-tarefa para reforçar a segurança no trânsito durante o Carnaval de 2025. No caso do órgão, a ação inicia nesta quinta-feira, 27, conforme explicou o presidente Gueres Mesquita.“O nosso trabalho será intensificado em pontos estratégicos na capital, em Caracaraí e nas rodovias estaduais que dão acesso ao interior de Manaus. Atuaremos em conjunto com outras forças para fortalecer a segurança viária e diminuir os sinistros de trânsito”, ressaltou Mesquita.

Além do governador Antonio Denarium, a coletiva contou com a presença da secretária de Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Miramilton Goiano; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho; da delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda Moura; do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Ilmar Soares; do presidente do Detran-RR, Gueres Mesquita; do chefe da Inteligência Policial da Polícia Federal em Roraima, Gilvan Garcia; do secretário-adjunto da Sesp, Ellan Wagner de Souza; do chefe da Divisão de Segurança e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania, Osny Siqueira; e da diretora da Academia de Polícia Integrada, Giuliana Castro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Pular para o conteúdo