Quem estiver interessado em participar do 4º Leilão de Veículos do Detran RR, já pode a partir de hoje, terça-feira (11), comparecer no Pátio de Retenção, localizado na Rua Rui Baraúna, 215, bairro Caranã, das 8h às 17h para conferir os lotes disponíveis. A visitação será permitida até esta quinta- feira (13). O leilão será realizado nos dias dias 14 e 15 (sexta-feira e sábado), a partir das 9 horas até às 17 h, no mesmo local onde estão os veículos disponíveis para visitação. Serão mais de 550 veículos entre servíveis e sucatas.
O diretor-presidente do Detran, Titonho Beserra, explica como funciona o cadastro para quem deseja participar. “Esse cadastro pode ser feito pelo site ou mesmo presencial, na hora do leilão. É uma forma de proporcionar mais segurança aos arrematantes, para que não haja nenhuma pessoa de má índole fazendo lances sem que tenha o real interesse em adquirir o veículo”, destacou o presidente.
Titonho destaca ainda que quem pretende adquirir um veículo no leilão, deve estar atento quanto à quitação de impostos sobre o bem arrematado. “Existe um valor de 10% da arrematação para o leiloeiro e o de 17% sobre o valor total da arrematação, que se refere ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é de responsabilidade da Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda)”, explicou Titonho.
Ele ressaltou também que o veículo vem livre de débitos anteriores, porém, a taxa de transferência da propriedade é de responsabilidade do arrematante, além das taxas do leiloeiro e da Sefaz (ICMS). Feito isso, o veículo sairá no nome do arrematante livre de todas as pendências.
Os proprietários que forem notificados por possuir veículos que estão nos lotes a serem leiloados podem retirá-los até 24 horas antes do leilão, conforme explica o presidente da Comissão de Leilão, José Mario Ferreira. “Caso alguém queira retirar seu veículo dos lotes que estão aptos a leilão, deve fazer isso até as 17 horas do dia 13. Pagar as taxas pendentes e retirar o veículo do Pátio de Retenções de Veículos . Não basta somente pagar as taxas, o veículo deve ser retirado do pátio”, esclareceu José Mário.
Para aqueles que desejam saber mais sobre o leilão, o edital está disponível aqui. Outro meio de obter informações adicionais é ir à sede do Pátio de Retenção de Veículos e procurar a sala da Comissão de Leilão, que está funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.