Com isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem se esforçado para reduzir números de acidentes e vítimas nas ruas de Boa Vista. Assim, mantém projetos com jovens e realiza campanhas educativas e repressivas em pontos distintos da capital.
Segundo o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, muitas das vezes, os problemas poderiam ser evitados. Ele citou o acidente no bairro Santa Tereza, durante o fim de semana, onde uma jovem de 16 anos acabou morrendo. "Naquela situação, segundo testemunhas, um motorista num carro, bateu em duas motos e acabou fugindo. Mas informações dão conta de que a vítima estava sem o capacete", pontuou.
As ações do Departamento têm sido constantes visando coibir práticas até então comuns, mas irregulares. Por isso, a "Operação Salvando Vidas" tem tido resultados importantes, como a redução de 10,5% no número de mortes no trânsito, comparando 2010 com 2011.
FERIADO
O Detran deu apoio à segurança do trânsito nas proximidades da Praça das Águas, Centro Cívico e Avenida Ville Roy, onde aconteceu a Corrida Internacional 9 de Julho, em comemoração aos 122 anos de Boa Vista. Na ocasião, os agentes permaneceram em pontos estratégicos evitando que condutores invadissem as áreas isoladas.
Segundo o chefe de Fiscalização, Gladson Mesquita, o trabalho é simples e contou ainda com carros e motocicletas. Ele também que nenhum incidente foi registrado e que tudo correu bem. "Como era feriado, tínhamos poucos veículos transitando pela cidade. E como é um evento tradicional, tudo foi isolado bem antes", disse.