Em 2010, outubro foi o mês com maior número de mortos, chegando a 23, enquanto no mesmo mês, em 2011, o IML registrou nove mortes. Maio deste ano foi o mês em que menos óbitos foram registrados, chegando a oito, contra 11 do ano anterior.
O Governador José de Anchieta evidenciou os investimentos feitos e anunciou que este ano as ações serão ampliadas em Roraima. Ele lembrou que com os trabalhos fortalecidos, muitas familias terão mais segurança nas ruas e avenidas. "Estes números mostram a preocupação do governo em buscar o bem-estar da população. Vamos continuar trabalhando duro e manter as operações", destacou.
Os números, segundo o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, são o reflexo das ações desenvolvidas desde janeiro de 2011, quando começou a "Operação Salvando Vidas". De acordo com ele, foram 17 vidas a menos perdidas no trânsito, o que representa muito neste caso. "Com quase 15 mil veículos a mais rodadando em Roraima, obtivemos uma redução considerável. As ações só tendem a aumentar este ano", garantiu.
Com explicou o diretor de Segurança do Trânsito, Gerson Moreno, o Detran tem buscado alternativas, além da "Operação Salvando Vidas" para reduzir estes números de acidentes no Estado. Moreno citou as campanhas educativas e os projetos envolvendo jovens multiplicadores. "Queremos ainda mais para 2012. Nossa meta é continuar coibindo excessos como dirigir falando ao telefone celular, transitar sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir e pilotar motocicleta sem capacete, por exemplo", evidenciou.
Para o motorista José Sales, 58, foi notório o trabalho feito pelo Detran este ano. Habilitado há mais de 30 anos, ele disse que acredita que reprimir é a melhor forma. "Os adultos sabem o que é errado. Portanto, o mais eficaz é realizar blitze e operações, inclusive no interior", disse.