Bruno Perez/Detran
Perdendo apenas para dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão Para Dirigir, outras duas infrações lideram o ranking de autuações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em 2010, 1.665 condutores foram punidos por conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado, enquanto no ano passado, este total chegou a 2.308 autuações. Já 1.613 condutores foram autuados por conduzir veículo utilizando-se de telefone celular em 2010, enquanto em 2011 foram 2.030.
O aumento no número de autuações acontece pelo fato do Detran ter aumentado a fiscalização no ano passado. Além do início da "Operação Salvando Vidas", o número de agentes de trânsito aumentou com a contratação temporária dos aprovados do concurso, que ainda espera decisão judicial e a aquisição de novas motos e viaturas equipadas também foram adquiridas no ano passado.
Segundo explica o diretor de Segurança no Trânsito, Gerson Moreno, por mais que algumas pessoas reclamem da presença do Detran nas ruas, a maioria delas aprova as ações educativas e repressivas que buscam redução de acidentes, feridos e mortos no trânsito. "Estamos fazendo a nossa parte. Nossa obrigação é fiscalizar condutores e veículos. A questão da sinalização vertical e horizontal, semáforos e rotatórias, por exemplo, fica na responsabilidade do município", destaca.
O diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, destacou a redução no número de acidentes, que em janeiro deste ano, chegou a 5% se comparado com o ano anterior. Ele ainda lembrou a queda de 10,5% no número de mortos no trânsito na comparação entre 2010 e 2011, mesmo com o grande aumento da frota estadual. "Se estamos conseguindo reduzir números em meio ao acrescimento desenfreado de veículos nas ruas, logo percebemos que o Detran está no caminho certo. Isso é fruto da fiscalização diária em Boa Vista", garantiu.