O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou que as motoristas mulheres se envolvem em menos sinistros de trânsito no Estado.
Sinistros se referem a situações que são evitáveis, por meio do comportamento, educação e do respeito às regras de trânsito. Já acidente é um acontecimento que ocorre devido a um imprevisto, eventualidade, desastre por força da natureza, ou seja, algo que não podemos evitar e controlar.
Segundo dados de 2024 do Detran-RR, o número de mulheres habilitadas é menor do que de homens, ou seja, 65.439 contra 122.142, respectivamente.
Ao comparar homens e mulheres motoristas, elas se envolvem em menos sinistros de trânsito. No período de janeiro a outubro do ano passado, foram 1.782 mulheres e 4.423 homens, em ocorrências que resultaram em lesão corporal, danos materiais e vítimas fatais.
Um destaque da estatística é em relação a mortes em decorrências de sinistros de trânsito. No mesmo período do ano passado, janeiro a outubro, 18 mulheres perderam a vida no trânsito, enquanto 102 homens morreram em ruas, avenidas e rodovias do Estado.
Sobre embriaguez ao volante, os homens também lideram essa estatística: o Detran-RR autuou 71 motoristas masculinos. Já o número de mulheres foi de apenas seis. Essa informação também é referente ao mesmo período do ano passado.
A chefe da Divisão de Educação do Detran-RR, agente de trânsito Ruth Prill, disse que as mulheres se destacam como melhores motoristas porque prestam mais atenção à sinalização e aos pedestres, evitam ultrapassagens arriscadas, são mais cautelosas e menos agressivas.
“Elas são mais cuidadosas para evitar sinistros e proteger a vida. Mas, independentemente do sexo, é importante dirigir com segurança, respeitar à legislação, à sinalização e a todos que estão no trânsito, sejam motociclistas, pedestres e ciclistas”, explicou Prill.