Placas fora dos padrões devem ser trocadas

por Search Tecnologia
65 views

Veículo particular utiliza placa cinza com caracteres pretos, de aluguel possui placa vermelha e caracteres brancos e veículos de aprendizagem circulam com placas brancas e caracteres vermelhos.Além do desgaste da pintura dos caracteres alfanuméricos, são observados também itens como o espaçamento entre os caracteres, tamanho e cor. As medidas são distintas para veículos de quatro e duas rodas, porém a fonte utilizada para os caracteres de ambos é Mandatory e a cor da placa segue de acordo com a categoria do veículo.

O Sistema de Placas de Identificação de Veículos é regulamentado pelas resoluções 231 de março de 2007, 241 de junho de 2007 e 372 de março de 2011.

A partir de primeiro de janeiro de 2012, todos os veículos fabricados e que realizarem troca de endereço, município ou Unidade da Federação (UF) deverão apresentar novas placas com películas refletivas. O Chefe da Seção de Vistoria, Lázaro Matos, observa que a manutenção e o cuidado com as placas dos veículos são essenciais. "Durante a vistoria observamos vários itens. Um deles, a placa, deve estar em boas condições de visibilidade e cumprir com as exigências do Contran", comentou.

Segundo Matos, muitos usuários questionam a necessidade de uma nova placa. Ele afirma que alguns proprietários até tentam passar pela vistoria com o item apagado ou amassado, por exemplo. "No primeiro momento o usuário pode não observar a diferença, mas o espaçamento, o tamanho dos caracteres e a película refletiva ajudam na identificação do veículo numa situação de abordagem ou até mesmo fuga", acrescentou.

Infração

Conduzir veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade; com lacre, chassi, placas ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado; ou mesmo sem qualquer uma das placas de identificação constitui infração gravíssima e está passível à multa de R$191,54 e apreensão do veículo.

Durante todo o ano de 2010 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) laçou apenas 20 multas por conduzir veículo com qualquer uma das placas sem legibilidade e visibilidade. Até outubro deste ano, já foram lançadas 19 multas pela mesma infração.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo