Conforme alerta do chefe da Seção de Vistoria, Lázaro Matos, os proprietários de motocicletas e motonetas que ainda estiverem com placas foscas, devem efetuar a troca da placa até o dia 31 de março, para atender a nova exigência do Contran, na qual também estipula novas dimensões. "As placas das motocicletas devem ser maiores e refletivas. A resolução, será cobrada obrigatoriamente a partir do dia primeiro de abril", explicou.
Para veículos de quatro rodas, a mudança para placa refletiva só será necessária caso o veículo seja de fabricação a partir de primeiro de abril de 2012 ou efetue alguma mudança de característica, domicílio ou categoria. Os demais veículos que não passarem por nenhuma dessas mudanças e que a placa estiver com visibilidade e legibilidade boas e dentro dos padrões de dimensão, será necessário apenas realizar a troca do lacre.
Matos ainda confirmou que não há prazo para a troca de lacre, ou seja, cada Detran está se adaptando à mudança da maneira pertinente. "Recomendamos que quando o proprietário for realizar o pagamento anual dos impostos sobre o veículo ou qualquer outro procedimento, aproveite para agendar uma vistoria para realizar a troca do lacre", acrescentou Lázaro Matos.
INFRAÇÃO
Conduzir veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade; com lacre, chassi, placas ou qualquer outro elemento de identificação do veículo violado ou falsificado; ou mesmo sem qualquer uma das placas de identificação constitui infração gravíssima e está passível à multa de R$191,54 e apreensão do veículo.
LACRE
O lacre azul está sendo substituído pelo lacre laranja, que apresenta maior segurança e resistência. A troca de lacres é uma exigência do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) visando a padronização em âmbito nacional. O novo lacre é feito de policarbonato e possui um número de série que é registrado na ficha do veículo, facilitando o rastreamento fácil.