Os condutores de Roraima que pagaram pela instalação do chip eletrônico do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), podem solicitar o reembolso do valor pago. Para isso é preciso se dirigir à Diar (Divisão de Arrecadação), e preencher o formulário de solicitação de reembolso.
De acordo com o presidente em exercício do Detran, Cassiano Glauco, o valor a ser ressarcido está sendo devolvido aos usuários com juros e correção monetária, de acordo com a data em que o usuário efetuou o pagamento que é feito com base no INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).
Foram ao todo 6.356 condutores que adquiriram o chip eletrônico. O valor total a ser ressarcido é de R$ 608.302,74. O valor cobrado para a implantação do chip variava entre R$ 95,67, para quem pagou em 2014, e de R$ 101,73, para quem pagou em 2015.
“Até o final do mês de dezembro de 2017, apenas 1.235 condutores solicitaram ressarcimento do valor do chip. Ainda restam 5.121 condutores”, disse Cassiano Glauco.
DOCUMENTAÇÃO – Os documentos que os usuários devem levar para solicitar o ressarcimento são: cópias e originais do CPF e RG, comprovante de pagamento da taxa (se houver), dados bancários, procuração pública ou particular (no caso de não possuir conta bancária) e a devolução do chip eletrônico (caso tenha sido instalado). Os documentos devem estar anexados ao requerimento, que pode ser retirado pela internet, no link: http://www.rr.getran.com.br/siterr/Requerimento%20Taxa%20SINIAV.pdf
Para dúvidas, o usuário pode procurar o setor de Divisão de Arrecadação (DIAR) que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, ou ligar para o número 3621-3712.