Isso se deu após a presença constante dos agentes de trânsito em locais distintos da capital, com o início da "Operação Salvando Vidas" em janeiro de 2011. Assim, a meta de coibir práticas irregulares nas ruas foi incrementada, já que as ações foram fortalecidas deste então.
Além de blitze nos fins de semana, o Detran tem realizado operações volantes de segunda a sexta-feira, para garantir a segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. São feitas ainda campanhas educativas visando a conscientização de todos, seja crianças, jovens ou adultos.
De acordo com o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, o intuito não é apenas punir quem não respeita as leis. Ele destaca que a educação através dos projetos do Detran também contribuem muito para melhorias. "Infelizmente, parte dos condutores ainda insiste em andar irregularmente. Agimos porque lei é lei e foi feita para ser cumprida, seja em Roraima ou em qualquer outro estado brasileiro", disse.
O diretor de Segurança do Trânsito, Gerson Moreno, lamenta a cultura de algumas pessoas que adquirem um veículo sem mesmo possuir habilitação. Segundo Moreno, não adianta querer um trânsito seguro, se inúmeras pessoas são abordadas fora da lei. A consciência deve ser de todos, porque se for o contrário, ficará difícil demais", falou.