OPERAÇÃO ‘CARNAVAL SEM ACIDENTE’ Detran registra aumento no número de vítimas fatais por acidentes de trânsito

por Search Tecnologia
22 views

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) fechou a campanha “Carnaval sem Acidente” com uma redução de 43%  nos casos de embriaguez ao volante. Apesar disso, o saldo não foi positivo porque houve um aumento no número de vítimas fatais por conta de acidentes de trânsito. No ano passado foram registradas 4 mortes e este ano foram 6 no total, incluindo Boa Vista, vicinais do interior e rodovias federais.

De acordo com dados do setor de fiscalização de trânsito do Detran, durante o carnaval, foram lavrados 423 autos de infrações, realizados 185 testes de alcoolemia (bafômetro) e 25 condutores foram autuados por embriaguez ao volante. Em 2018 foram 344 autos de infrações e registrados 44 casos de condutores alcoolizados.

O diretor presidente do Detran-RR, Igo Brasil destaca que o saldo do carnaval foi negativo, apesar de ter havido uma redução no número de condutores embriagados. “Tivemos um número maior de acidentes com vítimas fatais justamente no período de retorno para casa que foi na quarta feira de cinzas onde foram registradas 3 mortes e isto nos preocupa e entristece. A embriaguez, o cansaço e excesso de velocidade, são os principais fatores que ocasionam estes acidentes” , destacou Brasil.

O diretor presidente ressaltou que todo o efetivo de agentes trabalhou diuturnamente em pontos críticos da cidade com alto índice de acidentes, tanto na capital quanto no interior do Estado, assim como os servidores fizeram um trabalho de educação para o trânsito durante os quatro dias de folia na avenida Ene Garcez. Apesar de todos os esforços, do trabalho de prevenção e repressão que foi feito, o saldo do carnaval é considerado negativo.

“Durante todos os dias de carnaval, os servidores do Detran-RR, fizeram um trabalho de conscientização com distribuição de material educativo para os foliões, na avenida Ene Garcez. Além disso, os agentes de trânsito intensificaram as fiscalizações em diversos pontos da cidade para garantir a segurança da população. A ação também foi estendida para os municípios de Caracaraí e Iracema. Para tentar diminuir os índices de acidentes de trânsito, o Detran vai continuar fazendo operações conjuntas com os órgãos do sistema nacional de trânsito ”, finalizou o presidente.

Tolerância Zero- Embriaguez ao volante tem tolerância zero. No caso do teste do bafômetro, um registro até 0,04%, está na margem de erro. De 0,04 até 0,33, a infração é considerada apenas administrativa. A partir de 0,34 e acima deste percentual, de acordo com a legislação de trânsito, já é considerada uma  infração criminal, e o condutor é encaminhado a uma delegacia de polícia. A multa em ambos os casos é no valor de R$2.934,70 e é autossupensiva, ou seja, é aberto um processo para suspensão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelo período de 1 a 12 meses.

 

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo